Eco Sutil

Um excelente site sobre o Meio Ambiente

Pimenta vermelha

pimenta-vermelha

A capsaicina, substância responsável pelo sabor ardido da pimenta vermelha, tem ação anticoagulante, reduzindo assim o risco de formação de coágulos que causam infarto e AVC (derrame), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. A capsaicina também estimula a produção de óxido nítrico na parede da artéria, promovendo vasodilatação e melhorando a circulação sanguínea.

A pimenta vermelha nos transmite a sensação de que a boca está pegando fogo, onde o cérebro recebe estímulo de apagá-lo, liberando endorfina, que causa uma sensação de bem-estar e faz da pimenta um alimento aconselhável para quem tem enxaqueca ou dores de cabeças crônicas, ela também é aconselhável para o combate a depressão.

A capsiacina, substância que dá a característica de ardência é a principal responsável pelos benefícios da pimenta à saúde. Ela pode atuar como anticoagulante, ajudando na desobstrução dos vasos sanguíneos. Além de ser um poderoso vasodilatador, sendo eficaz no alívio das dores de cabeça.

A pimenta vermelha tem um poder nutricional superior ao da pimenta verde, pois possui em sua composição vitamina A, importante para a pele, cabelo, unha e olhos, vitamina C (poderoso antioxidante), melhora o sistema imunológico e ainda é precursor do colágeno, além de ter outras vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo.

A pimenta vermelha também tem seis vezes mais vitaminas C do que a laranja, um dos principais representantes desse grupo de alimentos, mas isso não significa que você vai passar a comer somente pimenta, o ideal é uma porção de 28 gramas do alimento que é quantidade diária para suprir o que precisamos. A capsaicina também é ideal para cicatrização do organismo. O segredo para comer a pimenta é a moderação, pois como o alimento impede a coagulação do sangue, ele pode ser também uma forma importante de evitar doenças como trombose.

Estudos mostram que consumir na alimentação pimenta vermelha reduz compulsão alimentar na refeição seguinte. Pode ajudar no emagrecimento devido a seu efeito termogênico (aumento do metabolismo) se aliado à atividade física e alimentação equilibrada.

CONTRA-INDICAÇÃO:

-Gastrite

-Hemorroida

-Refluxo gastroesofágico

-Intolerância gástrica a pimenta.

As pimentas contém bioflavonóides que podem ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer como o de próstata, por exemplo. São também alimentos altamente nutritivos, fonte de vitaminas A e C, ferro, cálcio, caroteno, niacina, riboflavina, tiamina e fibras.

Apesar dos benefícios da pimenta vermelha, é importante ressaltar que a ingestão excessiva pode provocar efeitos contrários aos esperados, sendo prejudiciais ao sistema digestório.

Deixe um comentário