Eco Sutil

Um excelente site sobre o Meio Ambiente

Mexilhão para a inflamação

mexilhao_ssg03

O mexilhão é um alimento riquíssimo devido ao selênio e ao ômega-3 que contém.

Uma porção semanal de mexilhões pode ajudar a controlar os males do dia-a-dia, como asma, eczema e dores articulares, e a prevenir o desequilíbrio hormonal. Os mexilhões são ricos em minerais, incluindo o selênio (ausente na maioria das dietas), que reduz a inflamação. Outro potente efeito anti-inflamatório deriva do ômega-3, que está presente nos mexilhões mais que em qualquer outro crustáceo. Tanto o selênio quanto o ômega-3 ainda ajudam a regular a produção de hormônios. Os diversos efeitos benéficos do ômega-3 incluem a proteção contra o câncer e cardiopatias, a prevenção do dano celular e a melhora da função cerebral.

De todos os moluscos, o mexilhão é o mais rico em proteínas e ferro. Embora muito nutritivo, tem baixo valor calórico (80 calorias em cada 100 g), o que o torna recomendável para regimes de emagrecimento.

A escolha certa

Aconselha-se comer peixes gordurosos 2-3 vezes por semana; mas é preciso ter cuidado, pois algumas espécies sofrem pesca predatória e outras vivem em águas poluídas. Como os mexilhões são criados, não há esse risco.

Os mexilhões contêm duas vezes mais ferro que a mesma quantidade de carne vermelha!!!

Como escolher o produto fresco:

– as conchas devem estar completamente fechadas, indicando que o molusco está vivo; caso estejam um pouco abertas, devem se fechas na mesma hora em que são tocadas; quanto ao aspecto, as conchas devem estar lisas, úmidas e brilhantes;

– o mexilhão tem normalmente um forte mas agradável cheiro de mar; odores enjoativos ou estranhos indicam deterioração;

– segure alguns mexilhões na mão – se estiverem muito leves, é porque já morreram, e a água que as conchas contêm já vazou. Você também pode comprar mexilhões congelados, sem concha e embalados em plástico. Mantenha-os na embalagem original até o momento de usar;

– os mexilhões frescos, na concha, devem ser consumidos no mesmo dia da compra e precisam permanecer vivos até o momento do uso. Sem retirar as algas ou limo, envolva-os num pano úmido, ou coloque-os numa tigela com um pouco de água no fundo, cobrindo com um pano úmido. O mexilhão congelado deve ser mantido no congelador até algumas horas antes do preparo.

Mexilhões ao molho

4 tomates em cubos

4 dentes de alho amassados

2 pimentas sem sementes picadas

2 pimentões verdes sem sementes picados

Suco de 2 limões-sicilianos

2 colheres de sopa de azeite de oliva

16 mexilhões limpos

Para preparar o molho, misture bem todos os ingredientes, exceto os mexilhões, e leve a geladeira. Cozinhe os mexilhões no vapor até que as conchas estejam todas abertas. Sirva acompanhadas do molho e de pão fresco.

Sopa de Mexilhões

1 kg de mexilhões bem lavados

1,5 litro/6 xícaras de caldo de peixe ou água

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 cebola grande picada

1 cenoura grande em cubos

1 talo de aipo picado

125ml de vinho branco

sal e pimenta a gosto

Ferva os mexilhões no caldo até que as conchas se abram. Remova e descarte as que ficarem fechadas. Salteie os legumes no azeite quente por 5 minutos. Escorra o caldo e acrescente os legumes. Adicione o vinho, deixe ferver e cozinhe por 10 miutos, até que os legumes estejam macios. Junte os mexilhões, tempere e sirva.

Fonte: Janet Wright

Deixe um comentário